WhatsApp Image 2017-10-06 at 18.08.22.jpeg

Todo aluno inscrito no Diploma em Mímica Total, além de entrar no programa "A Jornada Completa", terá, também, livre acesso ao Laboratório da Mímica Total, ao acervo do Estúdio Luis Louis e horários extras na sala de ensaio.

OBJETIVO GERAL

 

Um profundo e inédito estudo da arte da Mímica Total, que entende a mímica como ato de ​corporificação da vida, integrando pensamento, corpo e voz.

Este curso é um mergulho radical nas práticas, técnicas e no pensamento dessa arte, focado no ator-total (autor/ator, criador/obra) e do corpo como o próprio pensamento (corpo pensante). O programa aborda 7 Módulos: Criatividade, Mímica Clássica, Moderna e Contemporânea (esta última também chamada de Teatro Físico), a Mímica Total, a dramaturgia e  a produção artística do ator-total.

O processo tem como objetivo potencializar a presença do ator e desenvolver uma gramática corporal refinada, possibilitando meios e liberdade para transformar pensamentos, idéias e emoções em realidade física. Fortalecer a posição e a atitude do ator colocando-o no centro do processo de criação e oferecer instrumentos para criar, inovar e viver arte.

 

Tem como objetivo formar atores-criadores diferenciados e capacitados para atuarem, dirigirem e coreografarem.

Este curso não tem como objetivo ensinar o ator a reproduzir técnicas, mas, principalmente, oferecer uma rica referência e treinamento para que o artista crie, organize, de forma original a sua técnica pessoal e seja encorajado a criar novas possibilidades artísticas na vida.

No final do curso o aluno receberá o Diploma em Mímica Total.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Criatividade

• Modo aberto da criação.

• O estado do SIM

• Criatividade X inovação.

• Os arquétipos do sonhador, do realista, do crítico e do guerreiro.

• Oasis da inovação: lugar e tempo.

• Os fundamentos da criatividade na Mímica Total.

 

 

2. A Mímica Clássica

 

• O silêncio (a respiração, a percepção e a comunicação não-verbal).

• A Pantomima Branca e a mímica objetiva: criação de ilusões (objetos, superfícies, ponto- fixo e manipulação).

• Anatomia Expressiva I ( articulação, escalas corporais simples, e tridimensionais).

• Corpo-Estátua.

• Ilusões de força: (puxar e empurrar).

• Andares I.

• Saltos e giros I.

• Caracterização por meio do andar.

• Dinâmicas do Corpo I.

• Criação de imagens no corpo e no espaço (ilusões).

• Figuras de Movimento I

• A Máscara Branca (maquiagem).

• As Máscaras Faciais e Corporais.

• Cinema Mudo (Chaplin, Buster Keaton...).

• Pantomimas Clássicas e Modernas: Jean Gaspard Debureau e Marcel Marceau.

• Criação e Improvisação I.

• Dramaturgia da Mímica Clássica.

 

3. A Mímica Moderna

 

• O Véu e o Neutro.

• Mímica Subjetiva, Atmosferas e Biosferas.

• Anatomia Expressiva II: (escalas avançadas, contradição, oposição, ondulações...)

• Os 4 Contrapesos.

• Dinâmicas do Corpo II: os dinamorítmos.

• Andares II

• Saltos e giros II.

• Figuras de Movimento II.

• Matrizes e Partituras.

• Fundamentos acrobáticos I.

• Estudos sobre a Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux

• Composição I.

• Improvisações e criações.

 

4. A Mímica Contemporânea     

 

• WOW: a explosão da presença e o corpo energético.

• Gamas de emoção.

• Os sete níveis de tensão muscular.

• Os elementos.

• Timing.

• Mímica Vocal I: sons onomatopaicos,o grammelot e a ação vocal.

• Anatomia Expressiva III

• Andares III

• Saltos e giros III.

• Dinâmicas do Corpo III.

• Figuras de Movimento III

• Lutas Cênicas.

• Animais.

• O robô, o manequim e a marionete (humana)

• Comédia Física.

• O grotesco.

• A Arte do Contador de Histórias.

• O Narrador, o Personagem e a Persona.

• Composição II.

• Improvisações e criações.

5. A Mímica Total

 

• A Gramática da Mímica Total.

• O Kung Fu e o Tai chi chuan do ator.

• A musicalidade do movimento.

• Mímica Vocal II: corpo/voz.

• O Manifesto.

• Quebra da representação. Presentificação do acontecimento.

• Fundamentos acrobáticos II.

• Criança, caricatura, persona e você.

• Comédia Física e Improvisação.

• Estudos em atuação: matrizes dramáticas e pós dramáticas

• Criação de uma obra artística: espetáculo, performance...

6. A Dramaturgia do ator-total

 

• Dramaturgia do desejo.

• Matrizes, partituras, montagens e composições.

• A dramaturgia do  tempo e do espaço.

• A tecedura das ações físicas.

• A escritura do corpo.

• Dramaturgia visual.

• Dramaturgia sonora.

• Drama ergon

• Roteiro de Encenação.

• O Texto escrito.

• O dramaturgista.

 

7. A Produção Artística

 

• O leitmotiv

• Número, performance, eventos, espaços inusitados, espetáculo teatral, show e video.

• O planejamento.

• Elaboração do seu Projeto.

• Estratégias para alavancar seu projeto do zero.

• Estratégias públicas.

• Estratégias virtuais e presenciais.

• Ambiente artístico na internet.

• Formar seu público.

• Viver de arte, com arte e para a arte.

PROCESSO SELETIVO - 25 vagas

 

Professor: Luis Louis.

 

Participantes: Atores-criadores, bailarinos, clowns ou peformers, que tenham muitíssima vontade de estudar e viver Arte.

 

Período: de 19 de fevereiro à 14 de dezembro. Segunda à sexta das 9:30h às 12:30h. 

Local: Estúdio Luis Louis – R. Pedro Taques, 145 (esquina com a Rua Bela Cintra). Consolação – SP.

 

Valor do investimento: 12 parcelas de R$ 750,00 (valor total: R$9 mil).

                                              à vista com desconto:  R$ 8.500,00.

 

INSCRIÇÃO: Clique no botão abaixo ou, solicite a ficha de inscrição pelo email: estudio@luislouis.com.br.