MCD_site_2017.jpg

 

 

 

 

Duração: 06 meses

 

De 14 de Fevereiro à

13 de Julho de 2017

 

Terças e Quintas das 19h às 22h

Étienne Decroux, o Pai da Mímica Moderna.

 

“...talvez o único mestre europeu que elaborou um sistema de regras comparável ao de uma tradição oriental...”

Eugênio Barba

 

O objetivo do curso é realizar um treinamento intensivo da gramática corporal desenvolvida por Étienne Decroux – conhecido como Pai da Mímica Moderna -  colocando-a a serviço da criação e do desejo expressivo do ator.

A partir da sistematização do movimento, a proposta é trabalhar a mobilidade do corpo além do uso das extremidades e promover a liberdade do mímico corporal na criação das suas próprias partituras corporais. O curso também se debruçará sobre o repertório e as figuras de movimento de Decroux, um universo marcado pelo uso da subjetividade e da metáfora corporal. Os alunos serão estimulados a desenvolver as suas próprias composições.

 

Objetivos Específicos

 

O curso se dividirá nos seguintes tópicos:

 

1. “Lapin”: O despertar da consciência; do corpo adormecido ao corpo ativo.

 

2. Divisão corporal e as diferentes escalas: lateralidade, profundidade, rotação, translação, triplo desenho, compensação, contradição e restabelecimento.

 

3. Qualidades de movimento: movimentação isolada, movimentação intercorporal e anéis, movimentação em acordeão.

 

4. Andares e bases: estudos do deslocamento no espaço.

 

5. Dinamoritmos ou os ritmos dinâmicos: diferentes naturezas de um mesmo movimento.

 

6. Contrapesos: relação do peso na construção de metáforas cênicas.

 

7. Categorias de atuação segundo Decroux: o homem do esporte, o homem dos sonhos, o homem do salão e estatuária móvel.

 

8. Causalidade dos movimentos intra e intercorporais.

 

Figuras de movimento e repertório: As figuras de movimento e o repertório no estudo da técnica de Decroux têm uma função similar aos katis das artes marciais ou ao repertório do balé clássico, permite a aplicação e a compreensão na prática das técnicas listadas acima: escalas, dinamoritmos, contrapesos, etc.

 

Criação e composição: O mímico corporal se apropria da técnica quando é capaz de utilizá-la para as suas próprias criações, transformando-a para servir ao seu desejo expressivo. Portanto, a criação e a composição permitem ao aluno romper os limites do treinamento e usar o aprendizado em cena.​

 

INSCRIÇÕES - 20 vagas

 

Professor: Javier Cencig

Coordenação Artística: Luis Louis

Participantes: Atores-criadores, bailarinos, clowns ou peformers, que tenham muitíssima vontade de estudar e viver Arte.

Mensalidade: R$420,00 cada (06 meses)

Local: Estúdio Luis Louis – R. Pedro Taques, 145 (esquina com a Rua Bela Cintra). Consolação – SP.

 

Para se inscrever, preencha a Ficha de Inscrição no link dessa página ou, solicite a mesma pelo email: estudio@luislouis.com.br.

JAVIER_CENCIG.jpg

Javier Esteban Cencig​

​Mímico, ator e diretor, diplomado em Mímica Total e Teatro Físico com Luis Louis. Estudou na Escola Internacional de Mímica Corporal Dramática (Londres), com Steve Wasson e Corinne Soum, e cursou em Paris o workshop Géométrie Poétique com Thomas Lebhart, além de outros cursos de duração variada com diferentes profissionais reconhecidos dessa área. Ator desde 1994, conta com a participação em diversas obras de teatro, filmes e peças publicitárias, tendo também atuado como diretor. Possui mestrado em cinema documentário pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e é fotógrafo profissional.