A Musicalidade do Ator-Criador

 

Objetivo Geral:

 

Tem o objetivo de desenvolver o seu maestro interior e encorajá-lo a se expressar musicalmente.

O programa é dividido em três partes: percepção (dos sons externos e internos), execução (escalas sonoras e mecânicas de percussão) e criação ( sons no corpo, criação de células musicais).

 

O participante irá desenvolver ferramentas para observação dos fenômenos sonoros da vida e a capacidade de usá-los para sua criação, ampliando assim sua sensibilidade musical.

 

Objetivos Específicos:

 

Conceitos básicos de teoria musical:  intervalos, ritmo, harmonia, melodia...

Roda de palmas e sons corporais.

Percurssão corporal: 3 ritmos (samba, xote, soul). Com isso, o aluno irá aprender os conceitos de teoria musical e rítmica. 

A música dos objetos:

Soltando a voz

Criação do ambiente sonoro, conto sonoro, percussão corporal e com objetos

 

INSCRIÇÕES - 20 vagas

 

Professor: Ivan Alves

Coordenação Artística: Luis Louis

Participantes: Atores-criadores, bailarinos, clowns ou peformers, que tenham muitíssima vontade de estudar e viver Arte.

 

Valor do curso:

-  5 vezes de R$ 380,00.
-  À vista (desconto de R$ 150,00 no valor total do curso)

 

Local: Estúdio Luis Louis – R. Pedro Taques, 145 (esquina com a Rua Bela Cintra). Consolação – SP.

 

Para se inscrever, preencha a Ficha de Inscrição no link dessa página ou, solicite a mesma pelo email: estudio@luislouis.com.br.

 

IVAN ALVES

 

Músico autodidata desde os 13 anos, toca piano, violão, contra baixo, bateria, pandeiro e escaleta. Cantor em diversos corais no estado do Rio, tais como coral da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e Mawaca músicas indígenas. Como professor de música participou do projeto "Mais Educação" ministrando aulas para alunos da rede municipal de Cabo Frio, Buzios e Arraial do Cabo nos anos de 2012 até 2016, período no qual denvolveu o trabalho de canto coral aplicando a ciranda de roda, jongo, maracatu, percussão corporal e fabricação de instrumentos com materiais reciclados. Participou da fundação da primeira bateria da escola quilombola da Rasa (bairro quilombola de Buzios). Com o projeto "Mais Cultura", também do Governo Federal e junto ao Instituto Federal Fluminense, realizou com crianças e adolescentes, na faixa etária dos 12 a 19 anos uma adaptação musical do auto do trabalhador do poeta “Patativa do Assaré”. No Espaço Cultural LD em Cabo Frio, foi professor de canto coral e também fez a preparação musical dos alunos para os espetáculos “Felizes para sempre” e “Romeu e Julieta, um estudo musical”, ambos premiados como melhor espetáculo no Festud Cabo Frio. Junto ao grupo Creche na Coxia de Cabo Frio – RJ pesquisou o uso da máscara teatral para treinamento de ator. Permaneceu no grupo por 5 anos e lá desenvolveu além da função de ator e professor, as funções de assistência de direção musical (composições e treinamentos musicais dos atores), além de confeccionar as máscaras e bonecos utilizados nos treinamentos, oficinas e adereços cênicos.

Atualmente dirige a banda dos Mímicos do Curso Diploma em Mímica Total e Teatro Físico e é orientador musical no Laboratório da Mímica Total do Estúdio Luis Louis.

ivan.jpg